Translate

domingo, 5 de outubro de 2014

Utilizando o E-mail Marketing de Forma exata

Não há melhor forma de construir uma audiência engajada do que a boa e velha lista de e-mails.
O ROI (Retorno Sobre Investimento) que as campanhas de E-MAIL MARKETING têm, quando bem aplicadas, é impressionante se compararmos com outros tipos de campanhas de marketing. Segundo o Direct Marketing Association, as campanhas de E-MAIL MARKETING tem um ROI que giram em torno de 4,300%.
O que é E-mail Marketing?
O E-MAIL MARKETING é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, impactando diretamente quem recebe a mensagem. Pode ser utilizado para enviar um aviso, para oferecer uma isca digital, para criar empatia com a audiência e claro: para vender.

O que faz o E-mail Marketing tão efetivo e especial?

Além de ter um custo baixo de produção (por exemplo, seu tempo para escrever um texto), existem vários fatores que contribuem para que ele seja um sucesso. 
São eles:
  • Estudos comprovam que o e-mail marketing ainda é o tipo de campanha com melhor custo-benefício;
  • E-mails com conteúdos de qualidade transforam leitores em seguidores e fãs engajados;
  • Você tem mais chances de levar sua audiência para seu site e redes sociais;
  • Você pode criar empatia com sua audiência e, em troca, receber feedback sinceros que serão úteis na suas estratégias futuras.

Conheça alguns serviços de E-mail Marketing

Antes de montar toda sua estratégia de e-mail marketing, é importante que você contrate um serviço de envios de e-mail.
Diferente da sua conta de e-mail pessoal, esses serviços possibilitam o cadastro e envio em mensagens em massa e fornecem relatórios que serão essenciais para você entender melhor sua audiência e aprimorar suas estratégias de vendas.
Entenda que contratar um serviço de emails é um investimento necessário e que vale a pena. A seguir, há uma lista de alguns serviços de emails mais usados.
Lembrando que existem muitas outras opções de serviços que podem ser utilizados por você. Pesquise qual oferece mais soluções que cabem no seu bolso para sua necessidade.

Termos comuns do E-mail Marketing

Alguns termos são recorrentes quando trabalhamos com E-MAIL MARKETING. Por isso é fundamental que você esteja familiarizado como eles para que consiga aproveitar ao máximo as nossas dicas. Vamos lá?
  • Lista: são os contatos de e-mails que você possui, ou seja, são os emails que você capturou dos possíveis compradores;
  • Autoresponder: é um sistema automático de envio de emails, no qual os produtores e afiliados podem configurar emails estratégicos para quem entra em sua lista.
  • SPAM: são as mensagens que os serviços de e-mail detectam como invasivas ou impertinentes. Caso a mensagem seja considerada SPAM, ela não irá para a caixa de entrada do usuário.
  • Squeeze Page: página onde existe um formulário de captura de e-mail. Na maioria dos casos, é a principal estratégia no crescimento de lista.
  • Taxa de Abertura: é a porcentagem de quantos emails enviados foram abertos.
  • Taxa de Cliques: é a porcentagem de quantos cliques em links dentro do e-mail foram dados.
  • Opt-out: número de pessoas que descadastram da sua lista.

Como capturar e-mails para sua lista

Mais do que apenas mandar e-mails, é preciso enviá-lo para as pessoas corretas. Ou seja, sua lista deve ser composta por um público que gostam do seu assunto e tem chances de comprar o produto que será oferecido.
Por isso, não aconselho que use listas de emails prontas para construir sua base. Esse tipo de lista não converte tanto quanto uma lista construída por você, além de configurar como SPAM.
Para construir uma lista própria existem algumas dicas que ajudam nesse processo e vão te ajudar a ter uma base emails de qualidade.
USE OPTIN DE CAPTURA EM SEU SITE
Optin de captura são caixas de formulários presentes em seu site que, convidam o usuário a assinarem sua lista de e-mail.
Essas caixas podem aparecer de diversas formas. No topo do seu site, nas laterias, dentro dos artigos do seu blog.
O importante é que sejam convidativos e não solicitem muitas informações dos usuários: nome e e-mail são o suficiente.
OFEREÇA ISCAS DIGITAIS
Uma das formas mais eficientes para conseguir o e-mail de um possível comprador é oferecendo em troca desse e-mail um conteúdo gratuito.
O termo isca vem do fato de você usar esse conteúdo gratuito para “fisgar” o e-mail e mais tarde trabalhar com mensagens que o levem para a compra do produto.
A isca pode ser um ebook, um infográfico, um acesso a uma webnário ou qualquer outro conteúdo relevante que possa ser distribuido gratuitamente e tenha relação com o produto que você pretende vender.
TENHA UMA PÁGINA DE CAPTURA 
Ofereça sua isca em uma página de captura, também chamada de Lading Page. Essa página deve ser simples e o destaque deve ser o optin de captura de emails.
Não coloque muitas informações na página e capriche no título que usará para induzir o visitante a inserir o e-mail.
Palavras chaves como: imperdível, agora, único, você, exclusivo, são excelentes para compor o seu texto e ajudar na captura de emails.

Gostou?  Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário